sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Uma breve História do chá

Como falado no Post anterior hoje vou falar um pouco sobre a Historia do chá! Existem muitas controversias quanto a sua origem (principalmente quando relacionada a sua origem na Europa), e muitas partes que pode-se dizer que são quase mitológicas! Porem grande parte da história é verídica, inclusive com comprovações arqueologicas. Aqui irei colocar o surgimento dessa cultura nos locais que mais tiveram consideração na História do chá, mas vale lembrar que há muitos outros lugares que contribuiram fortemente para o que hoje chamamos de cultura do chá!

Gostaria tambem de agradecer aos meus amigos pelo apoio! Fiquei bastante animada quado vi a quantidade de visitas nesse primeiro post, e agradeço muito por isso! Tambem gostaria de pedir um pouco de paciência pois o blog esta sendo arrumado aos poucos!

Bom, sem mas enrolação!!!


O Surgimento do chá - China


Dizem que o surgimento do chá (o carácter em chines é , que pode ser pronunciado como "te" e "cha") se deu a aproximadamente 5000 anos na China, por uma maneira completamente ocasinal!
A lenda diz que o imperador chinês Shen Nung (ja li como Shen Nong, não sei ao certo qual é o correto!) - um amante das artes e da ciência e conhecido como o Curandeiro Divino - e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e pediu aos seus servidores que lhe fervessem água enquanto descansava debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava a água ferver, algumas folhas vindas de arbustos caíram dentro do seu copo produzindo um líquido acastanhado. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. E assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os habitantes desse país, deixando muitas provas históricas: escavações arqueológicas encontraram recepientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.). No entanto, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá tornou-se na bebida oficial da China, a qual atingiu uma popularidade tal que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado a esta bebida – o “Ch'a Ching”, da autoria de Lu Yu.

- Acessórios tradicionais chineses para tomar chá -

O Japão aderindo ao gosto!


O registro mais antigo sobre o chá no Japão data do ano de 729. Monges budistas tinham ido à China estudar por vários anos (neste período o contato oficial entre China e Japão era freqüente e monges budistas atuavam como emissários da corte). No retorno, trouxeram chá e o presentearam ao imperador Shõmu. Atribui-se ao monge Saichõ, fundador da escola Tendai, a introdução do cultivo do chá no Japão no ano de 805.
Diferentemente do que hoje se pode imaginar, o chá demorou a ser popularizado no Japão. Por volta do ano de 890, a corte imperial japonesa suspendeu as missões oficiais que enviava há dois séculos à China, e as relações entre ambos os países se deterioraram. Sendo um produto chinês, o chá parou de ser bebido na corte. Assim, durante muito tempo, o chá foi considerado um medicamento e reservado a poucos privilegiados. Apenas no século XII, por iniciativa do monge zen-budista Eisai, o chá começou a se tornar mais popular nos mosteiros entre os monges, que o tomavam porque isso os fazia permanecer acordados durante as longas sessões de zazen (meditação sentada). Outro monge budista da época, Myõe, iniciou o cultivo de arbustos de chá em Uji, região de Kyoto, para suprir os mosteiros (até hoje Uji é famosa região produtora de chá no Japão).
Na China antiga houve rituais relacionados ao processo de se beber chá, mas que cairam em desuso com o correr do tempo. No Japão, entretanto, o costume de chá desenvolveu-se junto com as escolas e crenças budistas locais, o que levou o ato de beber chá a evoluir para uma cerimônia complicada e única, quase religiosa. Este costume atingiu o estatuto de uma forma de arte, com direito a cerimónia própria  o chanoyu. Foram construídos edifícios específicos para albergar esta cerimónia (onde o objetivo era preparar e servir o chá da forma mais perfeita, mais graciosa e mais charmosa possível), um ritual que demorava anos a aprender e a aperfeiçoar. Esta arte – praticada inclusive pelas célebres gueixas (芸者, Geisha) – tornou-se tão popular que chegaram-se a realizar torneios com prémios aliciantes (desde jóias e seda a armaduras e espadas)!  Em função do chanoyu, uma forma específica de arte se desenvolveu no Japão, que influenciou as artes decorativas e utilitárias como a cerâmica, a laca, a arquitetura e o paisagismo de jardins.
No período Edo (1603-1867) o hábito do chá espalhou-se entre os ricos comerciantes e não demorou muito para também cair no gosto das pessoas mais simples, tornando-se desde então um hábito efetivamente popular. Nessa época o Japão passou por um longo período de isolamento, com os portos fechados a navios estrangeiros, levando o país a desenvolver uma cultura muito própria. Isso também fez com que o chá no Japão fosse cultivado, colhido e processado de um modo diferente do resto do mundo, o que deu à bebida um sabor peculiar e característico.

Dois dos vários acessórios utilizados para a cerimônia do chá
 -O chashaku (espátula para o chá) e chasen (batedor) -


Jardim japonês
- Forte influência no seu paisagismo pela tradição da cerimônia do chá -

Agora sim - Europa!


A chegada do chá à Europa não foi rápida. As referências mais antigas que se encontram na literatura européia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano. Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Os primeiros europeus a contactar o chá foram os portugueses, que tiveram contato com a nação nipônica por volta de 1560. Porem ao que parece foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa (há controversias, pois há quem diga que Portugal chegou a fazer o comercio de chás mas rapidamente perdeu o monopólio deste produto uma vez que a frota holandesa era muito mais poderosa) , intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.

Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Há quem diga que esta bebida ficou conhecida lá após a visita da princesa portuguesa Catarina, que quando chegou a Londres resfriada pediu uma bebida quente, porém na corte inglesa o chá ainda não era conhecido, o que levou-a as damas de companhia de Catarina ensinarem como se preparava um chá com as ervas que trouxeram na bagagem (Ja li outra versão, e acredito que esta seja a versão poética da coisa pois sabe-se que a Inglaterra já possuia o conhecimento dos chás desde quando teve o contato com o povo indiano). A princesa patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino. O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

Ha quem diga que foi devida a princesa Catarina que ocorreu a substituição dos pratos e canecas de metal, usados pela nobreza inglesa Após a Inglaterra obter o conhecimento do chá, a popularidade dessa bebida estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos  (lembrem-se do "The Boston Tea Party", evento que pratimente marcou o inicio da independência americana!!) , depois na Austrália e Canadá.

Típica xícara inglesa de chá 
- A Inglaterra atribiu caracteríticas culturais europeias á cultura do chá -

Hoje, o chá é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo (so perde para água!)!!!!

O chá esta emplacando no Brasil, porém de uma forma ainda muuuito tímida, pois o crescimento do seu consumo representa menos de 5% (isso mesmo, CINCO por cento!) no total em relação ao crescimento do consumo de diversas bebidas em nosso país! E o que poucos sabem é que no Brasil há um grande consumo de infusões e não de chás, diferença a ser discutida em um dos próximos post!

Proximo "capítulo" sera um pedinho da história e costumes da cerimônia do Chá, comumente realizada no Japão e que representa toda a raiz cultural/religiosa deste país!!! 

Ate lá!

Um comentário: