quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tipos de chás

Vamos tomar um chá hoje?

Apos alguns dias de pesquisa, hoje vou falar um pouco sobre os tipos de chás que existem por ae, e que são muitos! Basicamente eles diferem pelo tipo de processamento, região de cultivo e grau de oxidação/fermentação (vale salientar que, apesar do termo fermentação ser comumente utilizado para se referir ao processamento dos chás, não ocorre uma fermentação propriamente dita uma vez que não há ação de microorganismos em nenhuma das fases - aqui usarei o termo correto para esta etapa do processamento que é oxidação -), e tambem pela "idade" das folhas. Pode-se dizer que cada tipo de chá tem propriedades bem específicas, tendo cada um caractéristicas bem únicas em questão do sabor.

Ikimasho!  いきましょう!

Os diferentes tipos de chá

Existem 4 principais tipos diferentes de chás que podem ser diferenciados pelo tipo de técnica que se utiliza na sua produção e no seu processamento, além do nível de oxidação que ocorre durante sua produção. Os chás são classficados como; chá preto, oolong - conhecido como chá vermelho -, verde e branco. Ainda há quem considere 6 os tipos de chás, sendo acrescentado o chá amarelo e os chás pós-fermentados (tambem considerarei como 6 tipos de chás). Além disso, ainda existem as sub classes de cada tipo de chá, só o chá verde japones possui 9 tipos de variações!!

Os difentes tipos de chá
- Chá Branco, Chá Amarelo, Chá Verde, Chá Oolong e Chá Preto -

Existem outros tipos de chá bem mais raros e específicos, e seus processamentos são mais complexos. Esses chás geralmente são variações típicas de algumas regiões que diferem tambem quanto ao seu processamento. Estes tipos de chás possuem caracteristicas em materia de gosto bem peculiares (falarei de alguns).

Na produção do chá existem algumas etapas básicas (isso vária MUITO de acordo com o tipo de chá e região em que esta sendo produzido) as quais as folhas do chá passam, que são:

1. Drenagem - as folhas de chá são espalhadas em grandes grupos e drenadas para liberar um pouco da umidade.
2. Rotação - Existe o método ortodoxo em que as folhas são giradas para que a umidade restante seja liberada, revestindo a superfície das folhas com esse líquido. Esse método é bastante delicado e por isso que as folhas de chá costumam ficar inteiras. Existe tambem o método CTC que corta as folhas de chá em pedaços pequenos e o resultado é uma substância parecida com pó.
3. Oxidação - as folhas são separadas novamente, dessa vez em um ambiente frio e úmido, e o processo de oxidação continua.
4. Secagem - as folhas são secas com ar quente e as suas cores mudam de cor.
5. Triagem - o processo final envolve a seleção das folhas de chá de acordo com o tamanho e a qualidade.

- Xícara de chá verde puro -

Qual a diferença entre os tipos de chás?

Chá preto - Um chá de tonalidade bem escura com gosto bem forte e caracteristico, o chá preto é o tipo que sofre maior oxidação, o  que lhe confere uma tonalidade vermelha escura e um cheiro doce das folhas do chá preto. Tambem feito com as folhas dos arbustos da Camellia Sinensis, é o chá que mais contem cafeína. Uma curiosidade sobre o chá preto é que o seu nome em Chinês hóngchá () significa chá vermelho devido a sua coloração avermelhada. Para eles, o termo "chá preto" é utilizado para se referir aos chás Pós-Fermentados, em exemplo o chá Pu-erh.  Alguns típicos chás pretos são o Darjeeling, English Breakfast (um blend [mistura]) e Assam. São mais de 20 as diferentes variaçãos de chás pretos pelo mundo afora variando de acordo com a região em que é cultivada e produzida, cada uma com gostos bem diferentes e únicos.

Chá Pós-fermentado - Conhecido como chá "envelhecido", é uma classe de chá que permanece durante um período de maturação, que pode variar de alguns meses a muitos anos (10 - 15 anos). A exposição do chà à microflora, umidade e ao oxigênio do ar causam uma auto-oxidação, fermentação e possivelmente reativa algumas enzimas oxidativas no chá. Este é o único tipo de chá que realmente sofre fermentação em um dos seus processos de produção. Em Chinês são chamados de hēi chá que significa "chás escuros" ou "chás pretos" (黑茶) devido a sua cor marrom escura. Ele não deve ser confundido com o chá preto clássico. O chá preto ocidental, nas culturas chinesas, tem o nome de "chá vermelho", como explicado acima. A exemplo desses chás temos o Pu-erh (yúnnán pǔ'ěr chá, 雲南普洱茶) que é o mais conhecido desta classe. Existem muitos outros tipos de chás pós-fermentados que são bastante apreciados (alguns são extremamente raros devido ao longo processo de fermentação que passam). 

Oolong - Chamado em chinês de wūlóng (烏龍茶) a qual a tradução é "black dragon tea", este chá é produzido a partir de uma técnica única a qual as folhas são secas diretamente sob a luz solar e então sacudidas em cestos de bambu para ligeiramente machucar as beiradas, porem sem quebra-las. Apos este processo as folhas são enroladas, caracteristica mais marcante do chá Oolong. Seu gosto vai variar de acordo com a variação que pode ser levemente adocicado ou amadeirado. Vale salientar que aqui no ocidente o termo "chá vermelho" é mais utilizado para se referir ao Rooibos, uma tipo de chá vermelho produzido na Africa, em especial na africa do sul (na bem da verdade é uma infusão extremamente exótica uma vez que o rooibos produz um chá de ervas (chá + erva = tisane) chamado Rooibos tea.)

Chá verde -  Um chá com um sabor mais delicado que o Preto e o Oolong, com uma taxa de oxidação muito mais baixa que ambos e de coloração verde clara, este é o chá que mais tem se tornado popular nas ultimas decadas devido aos relatos de benefícios a saúde que possui, sendo alvo de muitas pesquisas cientificas. Existe comprovações de que seu consumo diário diminui o risco de doenças do coração e certos tipos de cancer, além de acelerar o metabolismo. Este chá  possui uma grande variação de tipos, sendo os mais conhecidos o chá verde japonês (muito mais forte que o chinês), e o próprio chá verde chinês.

Chá amarelo - Em chinês é chamado de huángchá (), um tipo muito especial de chá cujo processamento é muito similar ao do chá verde, diferindo apenas no processo de secagem que é mais lento e com as folhas úmidas, o que confere ao chá um tom verde amarelado. O seu cheiro é muito diferente dos chás verde e branco, mas apesar disso seu gosto é bastante similar a estes chás, sendo tão suave quanto ambos. Um chá extremamente refinado tendo suas folhas cuidadosamente selecionadas, este era o chá servido na corte Imperial chinesa. Existem apenas 5 variações desse tipo de chá, sendo produzido apenas na China.

Chá branco - Chamado em chinês de báichá (白茶), é conhecido como o chá com a menor taxa de oxidação. Este chá é  quase exclusivo da China, tendo uma pequena porcentagem deste tipo chá produzido e cultivado na Índia. Considerada a variação mais delicada de todos os tipos existentes, o chá branco é produzido em escala limitada e em uma determinada época do ano uma vez que sua produção baseia-se nas folhas mais novas e botões de flor mais delicados da Camellia Sinensis. As folhas e botões são deixados para secar ao natural e são minimamente processadas para possuir o menor nível de oxidação possível, evitando a transformação do chá, o que garante a conservação do gosto do chá branco. O nome "chá branco" deriva dos finos "cabelos" prateados que aparecem nos botões fechados da Camellia Sinensis, o que dá uma cor esbranquiçada á planta.

Alem desses chás existem as misturas, que chamamos de blendse que não são chás puros por incluirem aromas e sabores diferentes, o que nos dá uma variadade enorme de tipos. Alguns dos mais conhecidos são o Earl Grey (chá de bergamota), Vanilla, Caramell, Jasmin e muitos outros(muitos mesmo). Existem tambem os "Premium or delicate tea", que são princiapalmente chás verdes e Oolongs e até mesmo os chamados "blooming tea" (chás florescentes), que possuem uma colheita extremamente limitada com sabores e aparências muito exóticas. Um exemplo deste tipo de chá é o Darjeeling tea, um tipo especial produzido da Índia.

Os "blooming teas" [chás florescentes] são pequenos botões de chá que em contato com a água se abrem em lindas flores. Além de serem lindíssimas em questão de aparência, estes chás possuem um sabor super exótico e delicioso!!!

Bom, tentei passar um pouquinho do que sei sobre variedades de chá e que por incrível que pareça é muuuito mais complexo do que passei aqui! São muitoos tipos e variações diferentes com gostos super exótico e únicos. Posso dizer que existe chá pra agradar Gregos e Troianos porque realmente tem de todos os tipos de sabores!

Este é um assunto apaixonante, mas que infelizmente pouco temos sobre o assunto em Português! A maioria dos sites/artigos/livros que dei uma lida sobre o assunto estão em Inglês ou Espanhol! Uma pena, né? Pensando que poderia ocorrer algum tipo de dúvidas/sugestões/correção, criei um e-mail que é teabylove@bol.com.br ! Então, qualquer coisa "mail-me" que responderei com o maior prazer!

Próximo post será, finalmente, sobre as propriedades medicinais do chá verde! Aguardemmmm!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário