segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chá mate - Uma alternativa saborosa e saudável!

Depois e algumas semanas sem postagens novas devido a uma vida universitária completamente enlouquecedora (período de provas e trabalhoss a mil!! Sou estudante de Arquiloucura e Torturismo!), estou voltando com os posts! Realmente peço aos leitores mil desculpas pela demora, mas estive em um ritmo frenético (kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sem exageros!)! Neste fim de semana voltei a minha vida semi-anormal, e portanto posso arrumar um tempinho para as postagens! ^^
Hoje vou falar sobre as propriedades do chá mate, sim o próprio tão conhecido pelos sulistas em especial os gaúchos com o tradicional chimarrão. Vale lembrar que o chimarrão é meio diferente do chá mate que vemos nos mercados, principalmente em matéria de gosto, e se assemelha apenas porque se utiliza a mesma erva! Acredito que o chá mate que conhecemos se assemelha um pouquinho mais com o conhecido “tererê” dos paranaenses, que utiliza a erva mate gelada misturada com o suco de limão.
 Tradicional chimarrão gaúcho
Para nós brasileiros o chá mate é popular por ser tomado de forma gelada –muito conveniente para o nosso clima quente -, sendo bastante encontrado em restaurantes e supermercados, principalmente o chá mate leão em latinha gelada com os sabores pêssego e limão. Pode-se fazer o chá puro do mate quente (o chá mate tostado), que é encontrado facilmente em supermercados - Super indico o chá mate da marca chá mate leão, especialista a vários anos na produção de chá mate no brasil, sendo possível encontrar facilmente por aqui, além de atender a todas aos normas do Inmetro –! Tambem pode-se fazer misturas com diversas frutas e a erva-mate (é possivel se fazer bolos e sorvetes tb!)
Chá mate da marca "Matte Leão"
O que o chá mate tem de bom e saudável?
"A erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo".
Mestre em botânica Renato Kaspary

Chá mate - uma alternativa saborosa e saudável!

Além de ser uma bebida super saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Estudos indicam que na erva-mate é encontrada substancias como; vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólico que são capazes de combater os radicais livres que prejudicam o bom funcionamento do organismo, proteínas (aminoácidos essenciais) além de Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina) e taninos (ácidos fólico e cafeico). Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida - devido a presença de flavonoides - exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Sabe-se tambem que devido à presença da cafeína, o mate é estimulante da atividade física e mental (dizem que o chá mate possui propriedade emagrecedora devido à presença da cafeína que é um estimulante natural do nosso metabolismo e inibidor do apetite, além de ser uma bebida de baixo teor calórico). Percebe-se que a estimulação pela cafeína do mate é mais prolongada que a do café, além de não deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Pórem assim como todos os alimentos e bebidas que contem cafeina, não deve ser tomado em excesso e se consumida moderadamente provoca uma agradável sensação de bem-estar. A erva-mate também atua sobre a circulação, age sobre o tubo digestivo facilitando a digestão e favorecendo a evacuação, tambem sendo um exelente diurético (como todos os chás). É ainda considerado um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular. 
  
E ae, quer mais? Melhor que isso, só o chá verde!

Algumas Curiosiades sobre o mate
 
Flor da erva-mate
  • O nome científico da erva-mate é Ilex Paraguariensis, que é um arbusto proveniente das missões jesuíticas do Paraguai. Os jesuítas a enviaram para a Europa e, de lá, seu consumo como chá expandiu-se para os cinco continentes se tornando extremamente popular por ser consumido gelado.
  • Os nosso amigos argentinos são os maiores produtores de mate do mundo, e possuem aproximadamente 174 mil hectares cultivados, exportando até para países do Oriente (pois é, nossos amigos argentinos já sabem o que é bom a muuuito tempo!). A Síria costuma ser a maior consumidora do mate argentino, assim como o Líbano e a Arábia Saudita. Mas ele também faz parte da rotina de países como a Tailândia, onde se bebe em porcelana fina, e na China, onde é dissolvida em leite de soja.
 Receitinhas geladas para um verão fervendo!!!

  • Mate com Maracujá

Ingredientes
3 colheres de sopa bem cheia de erva-mate tostada (de preferência da marca Mate Leão) – coloco 3 colheres pra ficar mais forte, mas pra quem gosta de sabores mais suaves, pode colocar apenas 2 colheres! -
1L de água
2 polpas de maracujá
Açúcar (opcional)
Gelo a gosto
Como preparar

Preparar o chá de erva mate com a água fervendo numa jarra e deixar esfriar coberto. Depois de frio coar as folhas e botar para gelar. Quando o mate estiver frio bater no liquidificador com as polpas de maracujá e pedras de gelo. Coar e servir em taças com mais gelo.
  • Mate com frutas vermelhas e manjericão

Ingredientes

3 colheres de sopa cheias da erva-mate
1L de água fervente
1 polpa de frutas vermelhas (100g)
2 folhas de manjericão

Como preparar

Coloque o mate em 1L de água e deixe esquentar, coando pouco antes de ferver. Deixe esfriando, batendo no liquidificado os demais ingredientes (se for a polpa da fruta congelada, não há necessidade de colocar gelo). Guarde na geladeira e sirva bem gelado.
  • Mate com Leite


Ingredientes

250 ml de chá mate gelado
2 colheres (sopa) leite em pó desnatado
1 colher (café) chocolate em pó
Adoce a gosto

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva gelado.
  • Mousse de Erva Mate


Ingredientes

3 colheres (sopa) de erva mate
250ml de água
1 pacote de gelatina de limão ou sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
bauniha a gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela as 3 colheres de erva mate e os 250ml de água. Leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo coe o chá e ainda quente dissolva a gelatina. Em seguida, coloque o chá já com a gelatina no liquidificador e bata com o leite condensado e o creme de leite sem soro por mais ou menos 5 minutos. Por ultimo, misture em uma tigela e leve a geladeira por 4 a 5 horas.

Existem muitas outras receitas gostosas que vc pode fazer com a erva-mate! Bom, por hj é só!

Fico por aqui pedindo mais uma vez desculpas pela minha demora pra fazer este post, alem de agradecer aos meus leitores pois o Tea by Love completou 1 mês de vida com aproximadamente 600 visualizações! Obrigada de verdade, afinal de contas isso sem dúvida me impolga pra fazer cada vez mais materias interessantes sobre o chá!

No próximo post falarei um pouco sobre algumas regras básicas de como se toma o chá corretamente! Pois é, existem muitas regras que potencializam o sabor e ate mesmo ajudam a conservar as propriedades do chá! Aguardem e confiram!!!

Então nos vemos lá! o/

3 comentários:

  1. A foto da florzinha não é da erva-mate... Esta da foto é outro chá, cujo nome científico é Drimys winterii. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a referência científica da afirmação de que a cafeína do mate seria diferente de qualquer cafeína, isso não faz sentido para mim.

    ResponderExcluir
  3. ola suas receitas nao me ajudaram

    ResponderExcluir