sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tomando o chá: Como faze-lo corretamente

Pensado que as minhas queridas leitoras/leitores iriam tomar chá no feriado de segunda feira (Olhá so que boa oportunidade pra se começar, heim?!), decidi fazer esta postagem logo hj pra que assim vcs possam aproveitar o máximo possível!

Pois é, não pensem que o processo se restringe em apenas ferver a água! Preparar um chá necessita de alguns cuidados pra se ter o maior aproveitamento do gosto e das suas propriedades! Saibam que ao se fazer um chá de maneira inadequada pode-se modificar seu gosto completamente! Eis aqui as dicas que diferenciam um bom chá de um ótimo chá!

Então.......



- Dicas de como se preparar um (ótimo) chá -


Bom, a primeira dica que dou para um bom aproveitamento do chá é: A boa compania! Seja um bom livro, uma boa música ou a presença de uma pessoa querida, pode apostar que a compania é muito importante pra que vc aproveite ao máximo! Lembrem-se, tomar chá é a uma hora em que se busca descanso diante da nossa vida atribulada, uma pausa agradável e calma.

- Materias básicos para se fazer um chá -

  • Chaleira para ferver a água


  • Bule


  • Peneira para chá ou infusor


  • Leite (Opcional)


  • Açucar ou adoçante (Opcional -> Inclusive não indico pois já sabemos que não é adequado se colocar açucar ou adoçante no chá pq altera muito o gosto! Se tiver q adoçar, use mel!)


  • Tea set - Bule com infusor acoplado e as xícaras!

    Incialmente é necessário conferir a limpeza do bule e da xícara a serem usados, pois isso vai ajuda a remover depositos minerais quem podem interferir no gosto do chá a ser feito. Além disso é extremamente importante observar a qualidade de água! O melhor tipo de água é a filtrada ou engarrafada (não a destilada). Em relação a quantidade de água, geralmente coloca-se para cada 1 litro de água 4 colheres de sopa de folha seca ou 8 colheres de sopa de folhas verdes. Vale lembrar que se vc estiver tomando o chá em sache(saquinho) é ideal utilizar um sache para uma xícara de água!

    Agora vem o mais importante: A temperatura da água! Para cada tipo de chá existe uma temperatuda ideal para ocorrer a infusão adequadamente, além de tempos de infusões bem específicos! Como na maioria das vezes não é possivel se medir a temperatura a dica que dou é a seguinte; nunca deixe a água chegar ao ponto de fervura máxima (com excessão de quando se estiver fazendo o chá preto ou o pu-erh, que necessitam de temperaturas bem proximas a 100°c para a boa infusão), desligando o fogo quando se observar que há bolhas de ar no fundo da chaleira! Isso indica que a água esta próxima ao seu ponto de ebulição, estando num temperatura entre os 70ºc e os 90ºc, ideal para uma boa infusão e não queimando as folhas do chá (queimar as folhas do chá significa que vc esta desnaturando as proteínas desta, fazendo com que parte das boas propriedades mediciais se percam!). 

    Como dito acima, o tempo de infusão tambem é bastante importante pois se passar do recomendado o chá pode ficar com um gosto bastante forte, o descaracterizando e o deixando com um gosto mais amargo. Apesar disso fica a seu critério pois, se vc tiver preferencia por chás mais fortes ou mais fracos será o tempo de infusão que lhe dará o resultado desejado. Os tempos abaixo são orientação gerais podendo ser ajustados de acordo com sua preferencia individual. Após se passar o tempo da infusão é recomendado que se retire o infusor juntamente com a erva para se evitar amargar o chá.

    Tempo de infusão - Etapa importantíssima pra conferir um bom sabor ao chá

    - Tempo de infusão e temperaturas ideais para cada tipo de chá -

    Preto

    Temperatura ideal para á água: 90°c a 95°c
    Tempo de infusão: 3 a 5 minutos

    Pu-erh

    Temperatura ideal para á água: 95°c a 100°c
    Tempo de infusão: 3 a 5 minutos

    Oolong (Chá vermelho)

    Temperatura ideal para á água: 80ºc a 95ºc
    Tempo de infusão: 3 a 5 minutos

    Verde

    Temperatura ideal para á água: 7oºc a 80ºc
    Tempo de infusão: 3 a 5 minutos

    Branco

    Temperatura ideal para á água: 70°c a 75°c
    Tempo de infusão: 2 a 3 minutos

    Infusões/Blends

    Temperatura ideal para á água: 80°c a 100ºc
    Tempo de infusão: 5 a 7 minutos

    Há quem indique fazer uma nova infusão, pois muitos chás podem ser utilizados mais de uma vez, aumentando seu tempo de infusão para assim aproveitar o chá ao máximo. Em algumas tradições chinesas a infusão é feita pela primeira vez por 15-30 segundos com o objetivo de lavar a superfície das folhas, em seguida o líquido resultante é usado para lavar todos os utensílios que entrarão em contato com as infusões seguintes que serão servidas.

    Por ultimo serve-se o chá com a temperatura, de preferenca, morna. Os acompanhamentos geralmente variam com o gosto de cada um. Você pode desfrutar de beber sua bebida simples ou com um pouco de leite, limão, mel ou açúcar. Na Ásia, as pessoas geralmente bebem chá sem acompanhamentos (que acredito que seja o ideal pois assim não se altera o sabor do chá). São várias as formas de se tomar chá, sendo possível fazer muitas misturas que atendam ao gosto de cada um!

    Sabe-se que na Inglaterra uma pequena quantidade de leite é muitas vezes adicionado para corpo extra e suavidade. Na Rússia faz parte da preparação do chá adicionar limão tendo algumas vezes geléia de framboesa adicionada para doçura, ou ate mesmo adoçar a boca com mel antes de se tomar o chá.
    
    Chá com Leite/Creme de leite/Chantilly - Muito apreciado na Inglaterra!

    Dicas para melhorar o aproveitamente do chá:

    • Armazene as folhas em um recipiente fechado para evitar a exposição ao oxigênio do ar, que impacta no sabor do chá. Vale lembrar que o chá preto tem mais tempo de vida que o chá verde, enquanto o Pu-erh melhora com o tempo. Se estiver guardando o chá por longos períodos use pacotes de silica ou de absorvente de oxigênio e feche a vácuo.
    • Se estiver fazendo o chá com folhas inteiras, pode ser interessante usar uma prensa francesa e ver as cores irradiarem das folhas.
    • Limpe a chaleira frequentemente para remover os depósitos de minerais.
    • Se vc estiver em locais de alta altitude, a baixa temperatura de fervura pode dificultar fazer chás que precisam de altas temperaturas como o preto e o pu-ehr.

    Viram como é algo simples, mas nem tanto quanto vc imaginava?! Agora caros leitoress.... Tá na hora de aproveitar o chá!!!!

    No próximo post colocarei algumas receitinhas deliciosass que encontrei por ae que se fazem com chás e infusões (sim, isso mesmo!)! Vc não vai querer perder o próximo post, que vai estar super doce!

    Até lá!

    Um comentário:

    1. Migaaa! Tinha um tempinho que eu não passava por aqui... Tou mega ocupada esse mês..! :( Adorei a postagem sobre o preparo do chá! Por sinal, acabei de tomar um! Saudades de você e de Lulu! :) Beijo graaaaaande! =***

      ResponderExcluir